90 anos e balanço positivo
Andréa Margon
O aniversário de 90 anos do Sindicato dos Estivadores foi comemorado em grande estilo este ano. A comemoração pelos 90 anos de fundação contou com diversas atividades e com a participação de personagens ilustres do Espírito Santo e de fora do estado.
Mas o evento que mais reuniu pessoas foi a festa na Área de Lazer (19 de julho), na Serra. Passaram por lá cerca de quatro mil pessoas em clima de alegria e confraternização. O lançamento do Selo Comemorativo, na Assembléia Legislativa, também foi um evento bastante concorrido.
Durante discurso na abertura da festa, o presidente da Estiva, Cícero Benedito Gonzaga (o Bino), lembrou fatos marcantes da história do Sindicato e da atual gestão. Bino relembrou aos presentes o retorno do atendimento odontológico, suspenso desde 1998, para associados e familiares. A parceria com a Coif Odonto é sucesso absoluto!
Ele considera que esta iniciativa é uma nova realidade para a família estivadora. Bino falou no atendimento com prioridade e na filtragem de reclamações e respostas.
Outro marco desse mandato é a implantação da Associação dos Aposentados. O objetivo dessa entidade é promover a inclusão social, através da reintegração dos aposentados e das pensionistas ao cotidiano do Sindicato. Um reconhecimento a essa gente que tanto contribuiu para a Estiva ser o que é hoje, uma organização sólida e eficiente.
Viajar e conhecer
Conhecer, de perto, a realidade de outros portos para ter parâmetros de negociações. Com essa idéia, a Estiva realizou algumas viagens a portos vizinhos como as que ocorreram ao Rio de Janeiro, Paranaguá e Rio Grande. Neste último, Bino foi o palestrante de um seminário promovido pelos portuários da cidade.
Aprendendo
O presidente da Estiva falou sobre os cursos de formação sindical que têm sido promovidos nos últimos anos. É investimento em qualificação.
E não se pode esquecer da participação em eventos de âmbito nacional e internacional, como os que ocorreram no México, Argentina e África do Sul, onde o companheiro José Adilson Pereira, vice-presidente da Conttmaf, representou o Espírito Santo. Este ano, Bino visitou a Espanha e a Argentina levando um pouco do mundo portuário capixaba/brasileiro aos vizinhos.
Inclusão Digital e Cidadania
Oferecer cursos de informática para o associado e seus familiares. Esse é o objetivo do Escola de Informática e Cidadania montada no segundo andar da sede do Sindicato dos Estivadores. A sala de aula, com capacidade para dez pessoas, conta com computadores de última geração, num espaço totalmente reformado para oferecer maior conforto ao aluno Estivador e familiares.
Ousadia
Bino falou sobre a evolução do setor portuário mundial. Na atualidade, 56% dos navios conteineiros têm capacidade superior a quatro mil TEUs. Como exemplo o Emma Maersk, com capacidade para até 15 mil TEUs. Ele lembrou que, com olhar no futuro, os trabalhadores portuários deram um passo à frente aos governos e ao empresariado e lançaram a, ousada, proposta de construção de um superporto de contêineres, em Vitória. O projeto vem sendo defendido pelos sindicatos integrantes da Intersindical da Orla Portuária-ES e pelos trabalhadores portuários.
ESCALAÇÃO INFORMATIZADA
Um dos temas mais polêmicos dos últimos tempos no Brasil, a escala informatizada, também foi fala do presidente da Estiva. Esta é uma realidade em diversos estados e o Espírito Santo está bem a frente. Hoje, a maior parte dos trabalhadores portuários avulsos embarca através da Internet, com rapidez e segurança. |