Os estivadores do Espírito Santo estão de parabéns! Seu Sindicato Completa, neste 20 de julho de 2008, mais um aniversário. São 90 anos de lutas e conquistas, sempre mantendo o orgulho de pertencer a uma das categorias de trabalhadores mais antiga do país. Os estivadores surgiram no período colonial, com a abertura dos portos às nações amigas que, neste ano, completa 200 anos.
O Sindicato dos Estivadores e dos Trabalhadores em Estiva de Minérios do Estado do Espírito Santo é um dos mais antigos do estado. Fundado em 20 de julho de 1918, teve Jarbas Santos como primeiro presidente.
A reunião de criação da então União dos Estivadores de Vitória aconteceu no Bar Éden Parque, hoje edifício Glória, no centro da capital. Logo após a criação da entidade, a categoria decidiu por uma paralisação das atividades – a primeira greve da categoria no estado.
Dentre os diversos itens reivindicados naquele momento, estava o reajuste salarial. A manifestação não foi vista com bons olhos pela Autoridade Portuária e pelo próprio governo do estado. Mas, embora algumas situações turbulentas, os estivadores conquistaram todas as suas exigências.
Em 12 de julho de 1934 houve o reconhecimento da categoria profissional de empregados, pelo Ministério do Trabalho. Com isso, a organização passou a se chamar Sindicato dos Operários Estivadores de Vitória. Em 05 de dezembro de 1941, a entidade passou a se chamar Sindicato dos Estivadores de Vitória.

Dentre as ilustres figuras que visitaram a sede do SETEMEES estão Jones Santos neves (na época candidato ao senado), o então ministro do Trabalho, João Goulart, Mário Covas, Dorothéa Werneck, Telma de Souza (então prefeita de Santos/SP), Milton de Barros (filósofo), José Vicente da Silva (Vicentinho), Herbert de Souza (o sociólogo Betinho) e Luiz Ignácio Lula da Silva (atual presidente da República).
Em 1964, com o golpe militar, o SETEMEES passou a ser presidido por um interventor. Délio Lima ocupou o cargo. Em 1965, foi a vez de Alencar Pereira do Nascimento.
Passaram, ainda, como presidentes do SETEMEES, Ariston Fernandes de Almeida, Jairo Lamêgo Tabachi, João Mathias Filho, Jarbas Telles de Sá, Délio Lima, Jopcy Gonçalves, Adelino Pereira, Jorge Luiz Ferreira dos Santos, Jetro Dantas, Jocimar Miguel Gonçalves e, hoje, Cícero Benedito Gonzaga.

Locaram parte das instalações do Edifício dos Estivadores a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), quando era presidida pelo Dr. Américo Buaiz e na gestão de Jairo Lamêgo Tabachi (Estiva – 1958). E repartição pública estadual, quando da presidência de Alencar Pereira do Nascimento (Estiva).
Um dos mais antigos clubes de recreação do Espírito Santo também foi fundado num 20 de julho. Trata-se do 20 de Julho Futebol Clube. E para abrigar a família estivadora, foi inaugurada, em 18 de julho de 1993, a Área de Lazer da Estiva, no bairro Camará, Serra.
Por Andréa Margon
|
|