Estiva do Espírito Santo

Greve nos portos: hoje há reunião entre sindicatos e empresas

Fonte : O Figueirense (Portugal)

Os representantes dos trabalhadores dos portos de Lisboa, Setúbal, Figueira da Foz e Aveiro e os operadores adiaram para sexta-feira a definição de novos serviços mínimos para as greves.

Numa altura em que o presidente do Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal - que representa cerca de 900 trabalhadores -,Vítor Dias, admite que a falta de consenso poderá resultar numa requisição civil, por despacho da tutela e do ministério, os trabalhadores em protesto deverão analisar as propostas que lhes foram já apresentadas pelas associações que representam os diversos portos, e que são diferenciadas entre si. A resposta do sindicato deverá sair da reunião agendada para esta manhã, com início às 10h00.

Recorde-se que, desde 2004, a definição de serviços mínimos para os portos inclui carga de materiais hospitalares, medicamentos, gado vivo e alguns produtos perecíveis, mas os operadores advogam que, oito anos depois, o cenário alterou-se, uma posição subscrita também pelo secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro. Os estivadores, por seu turno, entendem que os operadores pretendem considerar como serviço mínimo tudo o que se faz no porto, inviabilizando assim, na prática, o direito à greve.

Na base dos períodos de greve convocados até 7 de novembro está, lembre-se, a proposta de Lei de alteração do Regime Jurídico do Trabalho Portuário, que o sindicato acredita que irá originar o despedimento de 50% dos trabalhadores dos portos. Por isso os estivadores dos portos de Lisboa, Setúbal e Figueira da Foz estão em greve parcial até 07 de novembro, assegurando apenas um turno diário, uma situação que o ministro da economia, Álvaro Santos Pereira, já veio a público considerar "insustentável", pelo impacto significativo que tem para muitas das empresas exportadoras do país, numa altura em que o aumento das exportações é tido como "desígnio nacional".
Data de publicação : sexta-feira, 26 de outubro de 2012


© Copyright 2009 - Design by Krassine Soares Pinheiro Filho - Administrador