Notícias
ANÁLISE DE MÍDIA - SÍNTESE DOS JORNAIS DE HOJE (22)
Fonte : Fundação Perseu Abramo
   
 

DOS JORNAIS DE HOJE: A reforma da Previdência continua a ser o principal assunto dos jornais impressos que apresentam algumas análises e informam que a situação do governo para aprovar o projeto não das mais simples. Será necessário negociar. Essa cobertura ajuda a mostrar um pouco como as linhas editorias de cada um dos veículos influencia na construção dos fatos dentro das reportagens. A Folha alerta para mudanças que a reforma propõe e que retiram a Previdência Social da Constituição. Ou seja, direitos garantidos pela Constituição, não terão mais essa segurança. A vida do cidadão/trabalhador torna-se menos estável e mais precária. O Valor Econômico, que busca informações mais exatas, informa que para especialistas, os pobres devem ser os mais prejudicados. O jornal também informa que a PEC da reforma ainda facilita a revogação da PEC da Bengala, o que permitiria a Jair Bolsonaro indicar um número maior de ministros para o STF. O Valor ainda aponta que o governo ainda não tem o número de votos necessários para aprovar a reforma.

O Estadão crava na manchete que "Estados se opõem a reforma para ganhar poder de barganha". É uma manchete que ataca os governos estaduais. Mas o Estadão também publica reportagem sobre a possibilidade de que mudanças futuras na Previdência venham a ser feitas somente por leis complementares, sem a necessidade de PECs. O jornal afirma que a ideia "divide analistas". Ao contrário do Valor, o Estadão informa que a reforma deve afetar mais a "alta renda". Já o Globo que tem se apresentado como o mais panfletário a favor da reforma, manteve a linha noticiando que a reforma ataca privilégios.

Por outro lado, as suspeitas sobre o PSL também são assunto nos jornais. O Globo relata o caso de uma candidata a deputada pelo partido que encomendou 10 milhões de santinho a 48 horas da eleição. O Estadão informa que um ex-assessor disse que repassava 2/3 do seu salário para o Queiroz. A Folha publicou reportagem sobre uma candidata do Bolsonaro que repassou verba pública para a filha, a neta e para a própria loja. Ela ainda declarou que nunca teve a intenção de se eleger, se candidatou para aumentar o tempo de TV de Bolsonaro.

  Data de publicação : sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019  13:23
  Compartilhar:
 
 

Av. dos Estivadores, 10 - Centro - Vitória - ES - CEP 29.010-710 - Telefone 2104-2002
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h
Sindestiva Setemees - Copyright 2015
Administrador

 

Acessos